Ações na comunidade

Ações na comunidade

Não se pode pensar um trabalho levar em consideração o território. Desde o início esta questão se colocou como fundamental ao trabalho, que em muitos momentos precisou se modificar e adaptar de acordo com as especificidades do espaço e da demanada da população atendida.

A cada trabalho iniciado buscamos estar atento as especificidades da comunidade na qual estamos nos inserindo, pois sabemos que cada uma possui sua singularidade de acordo com as relações que ali se deram e se dão até os dias de hoje, como por exemplo: o modo como se deu sua construção, em que bairro está localizada, se houve histórico de mobilização comunitária, se há a presença de  facção criminosa ou se é uma área controlada pela Unidade de Policia Pacificadora, etc.

Ao longo deste tempo a equipe da Casa da Árvore vem expandindo sua atuação, realizando ações como formação de profissionais de creche, articulação de rede comunitária, roda de conversa com os pais e Campanhas de Valorização da Infância. Mas, nossas ações de dão principalmente no sentido de potencializar os arranjos comunitários e identificar parceiros, de modo que esses territórios tidos muitas vezes apenas como espaços de violência e falta possam ser respeitados e reconhecidos como territórios produtores de muitas outros valores e riquezas para além deste estereótipo.