Apresentação

Apresentação

A Casa da Árvore é uma instituição que desenvolve projetos de atenção à infância e seus cuidadores. Em sua origem teve como inspiração o trabalho realizado na Maison Verte, criada na França pela psicanalista Françoise Dolto. Os projetos desenvolvidos pela Casa da Árvore tem como base a criação de espaços de troca que favoreçam a ampliação do potencial criativo das crianças e de seus cuidadores, buscando  a construção da autonomia e a promoção da saúde, além de disseminar uma ética de cuidado e valorização da infância e daqueles que dela se ocupam.  

A Casa da Árvore desenvolve ações em 2 linhas:

 

CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ATENÇÃO À INFÂNCIA E SEUS CUIDADORES EM FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

Essa linha abarca as ações que realizamos dentro das comunidades onde se inserem nossos projetos, buscando incidir diretamente sobre nosso público alvo. Construímos esses dispositivos de atenção de diversas formas: através da criação dos Espaços de Convivência Casa da Árvore, com a realização do projeto Cuidando de Quem Cuida junto às creches comunitárias e seus educadores, na parceria que realizamos com os dispositivos locais de Atenção Básica, e com ações mais pontuais que estão reunidas no núcleo de trabalho Ações na Comunidade.

 

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO.

Essa linha tem como objetivo a construção e disseminação de uma metodologia voltada à formação dos profissionais da saúde e educação, no que diz respeito à atenção à infância. O núcleo de trabalho Formação, esqueleto central da Casa da Árvore, é produto do vínculo permanente com a universidade, aliado a experiência de mais de 10 anos de trabalho com crianças e seus cuidadores nas favelas do Rio de Janeiro.