No cotidiano das creches

No cotidiano das creches

Público Alvo:

  • Crianças de 0 a 6 anos incompletos
  • Educadores e equipe técnica
  • Familiares

Cada creche é assistida por dois psicólogos, que cumprem carga horária de doze horas semanais, das quais oito horas na creche. Reuniões de equipe, elaboração de relatórios e estudo e participação no núcleo de estudo compõem o restante da carga horária.

No dia a dia, a equipe procura sensibilizar as educadoras para as questões referentes ao desenvolvimento infantil, valorizar os vínculos entre as educadoras e as crianças, assim como incentivar o olhar cuidadoso e individualizado para cada história de vida.

Além do trabalho de capacitação de todos os que lidam com as crianças nas creches, a equipe de psicologia também realiza a análise institucional, sugerindo soluções para problemas da instituição e dos conflitos grupais. Propõe espaços de discussão da prática em reuniões semanais e grupos reflexivos periódicos.

O trabalho com as crianças, por sua vez, é feito a partir de observações participantes em sala de aula durante o período de funcionamento da creche. Esse trabalho permite que a equipe da Casa da Árvore conheça melhor cada criança e o vínculo estabelecido entre elas e as educadoras. A equipe de psicólogos incentiva também o vínculo da creche com os familiares das crianças.

As ações compreendem:

  • Observação participante: o psicólogo acompanha de perto as crianças e educadores em suas atividades cotidianas, e intervém quando necessário; é a atividade que demanda maior tempo dos psicólogos, por consistir em atenção direta aos pequenos;
  • Reuniões com a equipe da instituição: destinadas ao estudo, à reflexão sobre as crianças, turmas, dificuldades dos educadores, conquistas e pontos positivos alcançados, entre outros inúmeros aspectos do trabalho desenvolvido nas creches;
  • Suporte ao profissional: acolhimento e problematização de situações que envolvem um profissional ou pequeno grupo, tendo em vista o melhor encaminhamento possível da questão;
  • Reunião de pais: o psicólogo acompanha as reuniões de pais com a equipe pedagógica, auxiliando a comunicação pais-creche, trabalhando questões coletivas dos responsáveis e propondo temas para informá-los e refletir com eles, de acordo com a necessidade de cada grupo.
  • Atendimento de pais: suporte oferecido aos responsáveis quando identificada esta necessidade pela equipe de psicólogos, ou ainda, quando solicitada por aqueles, buscando trabalhar questões referentes a seus filhos.
Aonde já estivemos: