Onde Já Estivemos

Onde Já Estivemos

Morro dos Macacos - Vila Isabel (2001-2003)

O Espaço de Convivência Casa da Árvore do Morro dos Macacos foi inaugurado em agosto de 2001. Recebíamos as crianças de até 6 anos, acompanhadas de seus familiares, no terceiro andar da casa que abrigava o Centro Comunitário Lídia dos Santos. O espaço contava com uma área externa sombreada pela árvore do terreno vizinho. As crianças que nos frequentavam passaram a se referir ao espaço como a Casa da Árvore. E assim o trabalho recebeu seu nome!

Depois de dois anos de funcionamento encerramos nossas atividades devido a um período de ações extremamente violentas no morro, que inviabilizaram nossa permanência na comunidade. 

Atendimentos à crianças e seus cuidadores foram realizados neste período
0

Atendimentos à crianças e seus cuidadores foram realizados neste período

Morro do Turano - Rio Comprido (2003-2014)

O Espaço de Convivência Casa da Árvore do Turano foi inaugurado em 2003, na rua Aureliano Portugal em um espaço cedido pela Pastoral das Favelas. Esta rua, até hoje arborizada, com casas grandes e confortáveis, era habitada por uma classe média bem situada. O crescimento da favela transformou-a em via de acesso à comunidade, levando a desvalorização radical dos imóveis. Algumas casas transformaram-se em cortiços, onde moram várias famílias, outras foram doadas para ONGs, que empreendem projetos variados.

Nosso espaço era a antiga garagem da casa. Se por um lado estávamos em um lugar pequeno, de cerca de30 m², por outro tínhamos a vantagem de estarmos de frente a calçada. Assim, fazíamos parte da paisagem da rua, com grande visibilidade e integração à vizinhança.

A Casa foi montada por meio de doações particulares. Compramos brinquedos, livros material de papelaria, móveis, e fizemos as obras necessárias para arrumar o espaço. Em 2005, o Espaço de Convivência do Turano foi um dos projetos selecionados pelo Edital da Eletrobrás, tendo recebido durante este ano verba para seu funcionamento. Ao término do prazo, mantivemos as atividades através de doações particulares. Em outubro de 2014, devido às dificuldades no financiamento, encerramos as atividades no Espaço de Convivência do Morro do Turano.

Atendimentos à crianças e seus cuidadores foram realizados neste período
0

Atendimentos à crianças e seus cuidadores foram realizados neste período

Morro Chapéu Mangueira - Leme (2004-2013)

O Chapéu Mangueira localiza-se no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre a Mata Atlântica e o mar, possui uma das visões mais privilegiadas da cidade: do alto do morro vê-se toda a Baía de Guanabara e a praia de Copacabana.

Em agosto de 2004 foi inaugurado o Espaço de Convivência Casa da Árvore do Chapéu Mangueira, no segundo andar do Posto de Saúde Comunitário Renée Delorme. Este espaço foi fundado em 1954 graças a mutirões comunitários, e é administrado pela Associação de Moradores local.

Após 9 anos de muito trabalho, em dezembro de 2013, após, devido a dificuldades de financiamento, a Casa da Árvore encerrou suas atividades no Espaço de Convivência do Chapéu Mangueira.

 

atendimentos à crianças e seus cuidadores foram realizados neste período
0

atendimentos à crianças e seus cuidadores foram realizados neste período