Parceria com Atenção Básica

Parceria com Atenção Básica

Este eixo de atuação da Casa da Árvore tem como objetivo contribuir para qualificar o cuidado que é ofertado às crianças e seus cuidadores na Atenção Básica – a porta de entrada para o sistema público de saúde. O trabalho se dá em parceria com as equipes da Estratégia de Saúde da família (ESF) que atuam na Atenção Básica, um espaço privilegiado de intervenção, pois no serviço público de saúde, o cuidado de base se inicia neste primeiro nível de atenção à população e de fato não há uma formação específica dos profissionais de saúde para o atendimento à infância e aos que dela se ocupam. A Casa da Árvore aposta na parceria interdisciplinar, na sensibilização dos profissionais, na importância de cuidar de quem cuida para a construção de um ambiente de cuidado e promoção da saúde que seja sensível e atento às demandas das crianças, dos pais e cuidadores. A experiência com este público e a aposta na parceria com as equipes de ESF contribuem para o fortalecimento da atenção à infância nos serviços de saúde. A metodologia de trabalho da Casa da Árvore possibilita atuações em espaços diversos nas políticas públicas como a Atenção Básica.

Entre 2010 e 2014 profissionais da Casa atuaram dando consultoria e como pesquisadores na Estratégia Brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis (EBBS). A EBBS se propõe a ser uma estratégia com foco no cuidado materno-infantil que atua junto à equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Programa de Saúde na Escola (PSE) possibilitando que os profissionais tenham um olhar mais atento e qualificado para o desenvolvimento infantil.

Hoje a Casa da Árvore atua junto as equipes de Saúde da Família do Complexo do Turano fazendo um trabalho de Sala de espera que atende mães, gestantes e familiares que procuram a Unidade Básica de Saúde.