Articulação de rede comunitária

Articulação de rede comunitária

Acreditamos ser fundamental para uma atuação eficiente o funcionamento em rede. Para tal a CDA participa ativamente do agenciamento, da construção e do fortalecimento destas nas comunidades aonde se insere.

A ONG Casa da Árvore tem como um de seus principais objetivos promover a Saúde em seu entendimento ampliado, valorizando dessa forma diferentes elementos de sua composição.

Ao longo dos anos deparamo-nos com a necessidade e a importância de desenvolver um trabalho intersetorial, por conta, também, de casos clínicos de extremo desamparo social e familiar. Estes casos clínicos apontam nossos limites de atuação e nos convocam a estabelecer parcerias de troca e reflexão com outras forças de atenção como o CRAS, o CREAS, o Conselho Tutelar e a Estratégia de Saúde da Família. 

Paralelamente, as comunidades em que estamos inseridos nos mostram, diversas vezes, a tentativa de estabelecer contornos e cuidados às crianças e outros sujeitos extremamente desamparados. Um movimento de atenção que traz à cena a força interna dos laços comunitários. Desse modo, promover e fortalecer as parcerias entre as forças de atenção da comunidade se torna um exercício fundamental de valorização da Saúde.

Para além disso, reconhecemos o potencial criativo, cultural e afetivo das comunidades aonde estamos inseridos. Em nossas ações de construção de rede buscamos valorizar e fomentar estas manifestações, reconhecendo-as em sua riqueza e despertando a população para seu caráter de mobilização comunitária.  

Nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira vemos o estabelecimento da Rede IntegrAção. Esta rede se constitui através da participação de instituicões públicas ou privadas, projetos e sujeitos que desenvolvem alguma ação de cunho político, social e/ou cultural. Um Fórum local de permanente discussão e ação que propicia interlocuções entre os líderes comunitários, ONGs, UPP social, cooperativas, instituições governamentais e outros, além de disparar movimentos de participação coletiva.